Independentemente de ter alguma deficiência ou não, muitos motoristas têm na sua Carteira de Habilitação (CNH) o campo da observação preenchido com uma restrição. Apesar de gerar receio em muitos por ter o nome de ‘restrição’, ela nada mais é do que a indicação do que é necessário para que o motorista possa exercer seu direito de dirigir com tranquilidade. Mas podem surgir problemas se você não compreender a sua restrição e, pior, não a seguir. Até 2008 era fácil identificar sua restrição, afinal ela vinha descrita por extenso na sua CNH, porém o DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito mudou as coisas e agora existe uma tabela de restrições indicadas por códigos alfabéticos, as famosas letrinhas. Esses códigos continuam no mesmo lugar: no verso da CNH no campo ‘Observações’, localizado abaixo da validade.

Conheça agora a tabela de códigos do DETRAN com as respectivas restrições para efeito de exigência, restrição ou adaptação tanto ao condutor como ao veículo:
|
Na hora da Blitz
Como a dirigibilidade é muitas vezes impactada diretamente por algumas restrições, então os agentes de trânsito estão sempre de olho nelas. Em uma blitz será verificada a veracidade do documento apresentado, as restrições do condutor e se o mesmo as está cumprindo, sendo que ainda podem ser verificadas as adaptações feitas no veículo e se são realmente funcionais e atendem as necessidades especificadas na CNH. Para aqueles que possuem uma restrição na CNH e não a cumprem, é uma infração gravíssima segundo o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a multa é considerável: R$ 293,47, sete pontos na carteira e o veículo será retido até que o condutor cumpra com a observação que está na CNH ou apresente um condutor habilitado para retirá-lo.
Então agora você já sabe, fique de olho no campo de ‘Observações’ da sua CNH e fuja de problemas!!
Gostou do conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais para estar sempre atualizado e compartilhe com seus amigos para que cada vez mais pessoas saibam disso e fiquem atentas.